Willams Araújo
O ex-deputado estadual Walter Benedito Carneiro será uma das atrações durante a cerimônia de lançamento da exposição “UEMS 30 anos”, que ocorrerá no próximo sábado (9), às 9h30, no Espaço Guaraoby, Casa da Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Autor da lei que criou a instituição, com sede em Dourados, Carneiro participará de uma manhã de autógrafos durante apresentação do seu livro “Um Benedito Guaicuru…de Caneta, Chapa e Cruz… Maltino”.
A obra mostra a vida do político desde os tempos de universidade no Rio de Janeiro e momentos significativos de sua trajetória pessoal e pública, enfatizando a sua notável contribuição na elaboração da primeira Constituição de Mato Grosso do Sul e sua importância na instalação da UEMS.
O ato de lançamento da exposição “UEMS 30 anos” será aberto pelo Reitor Laércio Alves de Carvalho e contará com a participação de várias personalidades públicas e privadas locais e estaduais.
Escrita pelo jornalista Edson Moraes, a obra foi lançada no dia 27 de junho deste ano, no saguão da Assembleia Legislativa, durante cerimônia marcada pela presença dos deputados estaduais, ex-parlamentares, familiares e amigos de Carneiro.
A obra contém 150 páginas, reúne várias entrevistas e foi elaborada também a partir de consultas a arquivos oficiais e pessoais.
CARREIRA
Nascido em Cuiabá, em 14 de fevereiro de 1942, Walter Benedito Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro, tem quatro filhos e seis netos. Exerceu dois mandatos na Câmara de Vereadores de Dourados, entre os anos de 1973 a 1978. Na Assembleia, foi eleito deputado constituinte em 1979 a 1983 e deputado estadual nas segunda e terceira legislaturas (1983 a 1987 e 1987/1991). Durante a segunda legislatura, foi eleito presidente da Mesa Diretora.