A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) cumpriu 92% das metas de gestão, entre elas a ampliação do programa de Carbono Neutro, que chega a agricultura familiar, incentivos a produção cada vez mais sustentável e pesquisas para alavancar o desenvolvimento do Estado. Na geração de emprego e capacitação, o destaque fica ao programa “MS Qualifica”, que prepara profissionais para atender as demandas do mercado. Foram desenvolvidos 51 projetos e realizadas 115 entregas.
Os resultados foram apresentados pelo titular da pasta Jaime Verruck, durante a reunião do governador Eduardo Riedel na sexta-feira (15) com todos os secretários e chefes de fundações e autarquias para avaliação anual dos contratos de gestão. No encontro Verruck destacou os indicadores positivos nas diversas pastas ue compõem a Semadesc, como Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar.
Na Ciência e Tecnologia, foram destaques a implantação do Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e projeto de Bioeconomia. Na pesquisa agropecuária foram realizados na Agraer a condução de Projetos de pesquisa financiados pela FUNDECT em Unidades experimental de Sistemas Agroflorestais; nas áreas: agricultura de baixo carbono e bioeconomia e biotecnologia implementados este ano.
A FUNDECT, que é uma das vinculadas à Semadesc implantou o Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2023, lançou o Edital PAE/MS, instituiu o Programa Mulheres na Ciência Sul-Mato-Grossense, com 30 projetos financiados; lançou chamada de apoio a ambientes de inovação e realizou programa de Mentorias Fundect/Sebrae-MS- Living-LAB. A
Fundação ainda concedeu 90% das bolsas neste ano, em iniciação científica nas modalidades de ensino médio, graduação e pós-graduação e trabalhou na formação de pesquisadores de CT&I no MS.
A secretaria-executiva de Desenvolvimento Econômico e Sustentável atuou fortemente nas diretrizes de desenvolvimento da Rota Bioceânica. Entre as ações foram destacadas a criação e publicação da estrutura de Governança; priorização pelo Governo da obra de acesso a Ponte Internacional; e finalmente a licitação da obra de acesso a ponte foi publicada pelo DNIT.
No setor de investimentos, a Semadesc avançou na instalação da Agência de Investimentos com a elaboração do Portal de Agência Virtual de Investimento e a entrega do estudo de viabilidade da Agência.No campo do desenvolvimento industrial foi assinado termo de acordo de reativação de obras da UFN3; entrega da drenagem, pavimentação e rede de abastecimento de água do núcleo industrial de Sonora metade de Nova Andradina.
Foram reformuladas as políticas na Agricultura e Pecuária, como é o caso do Programa Estadual de Fruticultura. Foi publicado o projeto de Fomento à Olericultura Protegida; o Programa ABC+; e o Plano Estadual de Fomento da Apicultura e Meliponicultura.
O Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água PROSOLO também entregou bons resultados como a recuperação de microbacias nas sub-bacias dos rios Taquari,Iguatemi, Ivinhema, Pardo, Amambai e Miranda; proposta de Lei Estadual de conservação de solo e água.
A Semadesc investiu na modernização do Programa de Avanços da Pecuária de Mato Grosso do Sul – PROAPE; na revisão e Modernização do Precoce MS, do Leitão Vida e a entrega do software de gestão do Frango Vida. Ainda sobre os programas foi publicado o PROLEITE e o Proape -Propeixe teve o software de gestão estruturado.
Agricultura Familiar
A agricultura familiar teve um espaço amplo neste ano de gestão do Governo Riedel, que prevê entre seus eixos estruturantes a maior inclusão da população em situãção de vulnerabilidade. Uma das ações foi a criação de centrais de Comercialização. Neste sentido foram celebrados dois convênios em 02 Municípios para a Construção de Centrais de Comercialização; foram reformadas quatro centrais de Comercialização.
A criação do Programa de Carbono Neutro na Agricultura Familiar, teve uma repercussão bastante positiva no setor, inserindo os produtores rurais no mercado e carbono. A Semadesc, por meio da Secretaria-executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Quilombolas ainda realizou conferências regionais e estadual da Agricultura Familiar.
No âmbito do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos, a proposta de lei do PAA Estadual foi reformado. Foi lançado edital para contratação de quilombolas, agricultores indígenas e familiares fornecedores de proteína animal e hortigranjeiros no âmbito do ADA por meio do CDS/PAA.